Seguidores






Entrevista de Adriano Siqueira para Gustavo Cidral, do jornal impresso A Notícia, de Joinville, SC


Gustavo Cidral - Queria que você me falasse um pouco da sua paixão por vampiros.
Adriano Siqueira - Meu nome é Adriano Siqueira, tenho 45 anos, moro na cidade de São Paulo. Sou fascinado pelo tema vampiros desde adolescente. Tive meu primeiro contato com estes seres noturnos nas histórias em quadrinhos em 1976 nas revistas Kripta e Spectro e desde então comecei a colecionar sobre o tema. Comecei a escrever sobre vampiros em 1996 e construí um site sobre vampiros no ano 2000 – Adorável Noite – www.adoravelnoite.com para divulgar os contos que escrevia. A idéia do site foi tão bem aceita que resolvi expandir seu conteúdo incluindo autores nacionais e até hoje o site é referência para quem aprecia os vampiros e os escritores de literatura fantástica nacional.
Gustavo Cidral - Muitos amantes dos vampiros classes criticam Meyer por modificar as características marcantes e transformar os monstros em verdadeiros mocinhos.
Adriano Siqueira - Meyer não foi a única a escrever histórias sobre vampiros do bem, já existia a Buffy, a caça-vampiros e o Angel, Além dos seriados da década de 90 Maldição Eterna (Forever Knight) que exploravam o lado mais romântico e tempestuoso dos vampiros.
A imposição por fazer vampiros bonzinhos veio da necessidade de colocar na sociedade personalidades atormentadas por causa da nova lei do politicamente correto. Se o indivíduo não se encaixa na sociedade ele precisa de ajuda, aconteceu exatamente isso com os monstros que a sociedade tanto temia transformando em doentes e fracos pela sociedade.
Os Estados Unidos passou por muito terrorismo e era evidente que um país como ele acabasse por colocar filmes mais ligados ao romantismo. Crepúsculo veio para mostrar que monstros podem se encaixar na sociedade de uma forma mais simpática transformando em um ser atormentado, fraco e inseguro.
Já houve casos assim, os Lobisomens foram retratados de uma forma bem romântica no filme Sangue e Chocolate. As bruxas também tiveram a sua vez quando criaram o seriado Charmed.
Estas mudanças são resultados da violência que o mundo todo tem vivido. Os antigos monstros do cinema agora são seres com menos poder e com mais coração. Mesmo assim ainda vai existir muitos tipos de vampiros diferentes pois o personagem vampiro consegue se adaptar em tudo que existe. Em todas as séries conhecidas, pelo menos um episódio é sobre vampiros, como já aconteceu em CSI, Sobrenatural e Arquivo X.


Gustavo Cidral - E de onde vem essa onda vampiresca que tomou conta do mercado destinado aos adolescentes?

Adriano Siqueira -
Está onda vampiresca veio da década de 90. Quando o Brasil foi “acatacado” pelos “enlatados americados” Séries de TV, Novelas, RPG e Filmes.
A década de 90 foi muito importante para o Brasil com relação aos vampiros, Pois foi nesta época que houve o grande impacto vampírico.
Em 1991 chegou na TV a novela Vamp, em 92 chegou no cinema Drácula de Francis Ford Coppola e em1994, Entrevista com o Vampiro, Iniciou aqui no Brasil a moda do RPG “Vampiro a máscara” e com tudo isso, havia ainda as séries como a Buffy e depois o Angel, tendo também Kindred (que passava na TV Record com o nome de irmãos de Sangue) e o seriado Maldição Eterna. Tudo isso formou-se um grande movimento sobre os Vampiros. Nas livrarias tinha o lançamento de um livro que iria mostrar para o Brasil como os movimentos vampíricos pelo mundo era fantástico. O “livro dos Vampiros” do Gordon Melton monstrou que havia muito do que se falar sobre vampiros. Neste ponto a minha coleção já estava se formando. Muitos matérias eu costumava colecionar. O tema de Vampiros era forte e o material começou a aparecer com mais frequência.
A autora Flávia Muniz escreve o livro chamado “Noturnos” que até hoje é bastante conhecido e a autora deu o primeiro passo para a literatura de vampiros no Brasil.
A internet ainda estava começando por aqui e a maioria usava mesmo BBS’s sistema de comunicação que trabalhava através de pacotes e e-mails off lines por isso mesmo que eu conhecia alguns grupos destas BBS’s que eu podia colocar contos pequenos para o pessoal ler. Tinha duas BBS’s bem conhecidas que os paulistas usavam A Mandic e o STI, eu tinha conta com o STI e de tanto que escria contos foi criado um grupo e eu fui o primeiro Organizado de grupo do STI exclusivo para vampiros.
Quando a internet se fortaleceu e as BBS’s acabaram os fãs do tema, que em sua maioria jogavam RPG, tinham encontros freqüentes. Eram necessários para conhecer e trocar material sobre vampiros. Em 99 eu criei meu primeiro site de contos de terror e vampiros pelo Geocities que hoje não existe mais.
No ano 2000 criei o site Adorável Noite (www.contonoturno.hpg.com.br) um site destinado para o público que gostava do tema sobre vampiros e também para divulgar meus pequenos contos. A idéia da divulgação de contos brasileiros sobre o tema deu tão certo que acabei abrindo espaço para outros escritores e o site virou um grande divulgador deste gênero proporcionando para os autores um lugar para divulgar o seu trabalho. O site hoje está lá apenas como arquivo pois o seu conteúdo permanece. Hoje tenho o site www.adoravelnoite.com que continua este trabalho.
 


Comentários:

Postar um comentário

Saudações!
Fico muito feliz em saber a sua opinião!
Fique à vontade: opine, critique, elogie...
O Vampire Place e eu agradecemos a
sua atenção...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Galeria Carla_Witch Princess

LIVROS COM A MINHA PARTICIPAÇÃO:

Moedas para o Barqueiro - Volume III


Caminhos do Medo - Volume II


Histórias Envenenadas - Volume 2


TRATADO SECRETO DE MAGIA - VOLUME 2


Drácula eternamente - Digital Rio


Fuga Desesperada


Uma Lenda de Sedução


E-Book Gratuito: Última Parada - Sessão Terror - Clique na Imagem para baixar


E-BOOK GRATUITO: O MUNDO DE WITCHING - CLIQUE NA IMAGEM PARA BAIXAR


SOMBRIAS ESCRITURAS - ANTOLOGIA DE CONTOS SOMBRIOS - VOLUME 1


VERSOS VAMPÍRICOS


POETAS DA CONFRARIA - ANTOLOGIA


ÂMAGO: ANTOLOGIA DE POEMAS


PORTAS PARA O ALÉM - COLETÂNEA DE CONTOS DE TERROR


Palavras, versos, textos e contextos, Elos de uma corrente que nos une


Obrigada, Henrique!

Obrigada, Tétis! obrigada, amigos!



 
Vampire Place © Copyright | Template By Mundo Blogger |