Seguidores

Vampiros: Origens, na TV, nos Games, na Literatura, no Cinema...


O vampiro é um personagem muito comum na literatura de horror e mitologia, existindo tantas versões do seu mito quanto existem usos desse conceito. Segundo a lenda, vampiro é um ente mitológico que se alimenta de sangue humano. Podemos identificar alguns pontos na mitologia moderna em comum e são eles, o facto de ele precisar de sangue (preferencialmente humano) para sobreviver, podendo se transformar em morcego e de poder ser morto por uma estaca no coração preferencialmente de carvalho. Segundo a lenda, os vampiros podem controlar animais daninhos e noturnos, podem desaparecer numa névoa e possuem um poder de sedução muito forte. Formas de combatê-los incluiriam o uso de objetos com valor sagrado tais como hóstia consagrada, rosários, metais consagrados, alhos, água benta, etc. vampiro Histórias sobre seres com correspondência ao vampiro moderno são bastante antigas e aparecem em mitologia de muitos povos, principalmente dos da Europa e do Médio Oriente, na mitologia da Suméria e suas sucessoras na Mesopotâmia, onde surge como filho de Lilith, se confundindo com Incubus.

Ocultismo

O vampirismo é também uma vertente obscura e misteriosa dos estudos ocultistas, baseado em espiritualidade predatória. Os conceitos de vampirismo sob esta análise distinguem-se do vampirismo observado na ficção bem como os conceitos espalhados pela sua mitologia.

Na Literatura

Voltaire chegou a escrever uma longa entrada sobre vampiros no seu Dicionário Filosófico. Dessa obra faz parte a seguinte definição de vampiro: "Estes vampiros eram corpos que saem das suas campas de noite para sugar o sangue dos vivos, nos seus pescoços ou estômagos, regressando depois aos seus cemitérios. " [carece de fontes]Rousseau escreveu também em uma carta ao Arcebispo de Paris: ‘Se alguma vez existiu no mundo uma história provada e digna de crédito, é a dos Vampiros. (…) Não falta nada: autos, certificados de homens notáveis, de cirurgiões, clérigos e juízes. A prova jurídica abarca tudo. Com tudo isto, quem acredita, pois, nos Vampiros?’. [carece de fontes]Karl Marx compara o capitalista com o vampiro: "o capital é trabalho morto que, como um vampiro, vive somente de sugar o trabalho vivo e, quanto mais vive, mais trabalho suga (…) o prolongamento do dia de trabalho além dos limites do dia natural, pela noite, serve apenas como paliativo. Mal sacia a sede do vampiro por trabalho vivo (…) o contrato pelo qual o trabalhador vendeu ao capitalista sua força de trabalho prova preto no branco, por assim dizer, de que dispôs livremente de si mesmo. Concluído o negócio, descobre-se que ele não era um 'agente livre', que o momento no qual vendeu sua força de trabalho foi o momento no qual foi forçado a vendê-la, que de fato o vampiro não largará a presa 'enquanto houver um músculo, um nervo, uma gota de sangue a ser explorada' (citação de um texto de 1845 de Friedrich Engels).
"Os vampiros mais famosos no campo da literatura e das Artes são Drácula de Bram Stoker,Lestat de Lioncourt de Anne Rice e o filme Nosferatu, de Phanton der Natch. A partir de 2000 houve uma nova explosão da literatura vampira, e suas consequentes adaptações para o cinema e tv, como por exemplo, a série The Vampire Diaries, da autora Lisa Jane Smith, onde os irmão protagonistas são interpretados por Ian Somerhalder e Paul Wesley, e os Cullens e os Volturis da Saga Crepúsculo, onde o principal se chama Edward Cullen interpretado por Robert Pattinson. Mídias diversas
No Brasil, os mais famosos são Zé Vampir (de Mauricio de Sousa), Bento Carneiro o vampiro brasileiro (personificado por Chico Anysio), o Conde Vlad, personagem da novela Vamp interpretado pelo cômico ator Ney Latorraca, Natasha, a vampira roqueira vivida por Cláudia Ohana, a Liz Vamp filha do Zé do Caixão com uma Vampira cigana inglesa chamada de Elizabeth Hart (Segundo a Liz, o pai não gosta de Vampiros, mas o convenceu a deixar que ela fosse vampira, criando a história que o Zé do Caixão havia tido uma filha com uma vampira) e o Bóris Vladescu o vampiro da época medieval (personificado por Tarcísio Meira).
Em 2000, o escritor brasileiro André Vianco ganhou visibilidade através de seus livros baseados em histórias de vampiros, como Os Sete, Sétimo, O Vampiro Rei, e outros. Os Livros, todos ambientados no Brasil começam a trama tratando dos Vampiros do rio d'ouro, vampiros medievais portugueses acordados de seu sono vampírico em nossos dias e vai até um futuro "pós-apocalipse vampiro", ganharam um público considerável.
Em 2010, mais uma lançamento brasileiro agitou o mercado de livros de vampiros nacionais. Trata-se de Lázarus, de Georgette Silen. A história faz um paralelo entre os mitos clássicos dos vampiros e os modernos, misturando Brasil e Inglaterra nesse percurso narrativo e trabalhando com a temática inovadora sobre uma possível "cura" para o vampirismo, com romance, humor, drama, tecnologia e muito sangue. O livro tem ganhado seguidores fiéis e continuações para a trama.
Os vampiros também aparecem na trama da série “Os Instrumentos Mortais”, onde são chamados, junto com outras criaturas, de Downworlders. Eles são, em geral, inimigos dos Caçadores de Sombras (Shadowhunters), que lutam contra o mal para manter o equilíbrio deste mundo e do outro.

Autores

Algumas das obras mais significativas acerca do universo vampírico são as seguintes:
  • John Polidori (The Vampyre, 1819) É geralmente considerado o progenitor da literatura com vampiros. O conto foi escrito em Genebra, por ocasião de uma competição de contos de terror sugerida por Lord Byron.O livro de Polidori teve uma enorme influência em Bram Stoker.
  • H. G. Wells (The Flowering of the Strange Orchild, 1894)
  • Nayla de Souza (Jason Carter, 2005/2009 - Fragmentos de seu diário em sincronismo com a história, relata a descoberta do primeiro amor de um vampiro.)
(Entrevista com Vampiro , 1976)
(O vampiro Lestat,1985)
(A Rainha dos Condenados,1988)
(A História do Ladrão de Corpos ,1992)
(Memnoch ,1995)
(O Vampiro Armand ,1998)
(Merrick ,2000)
(Sangue e Ouro ,2001)
(A Fazenda Blackwood,2002)
(Cântico de Sangue ,2003)
(Os Sete, 2000)
(O Senhor da Chuva, 2001)
(Sétimo, 2002)
(Bento, 2003)
(O Vampiro - Rei Vol.1, 2004)
(O Vampiro - Rei Vol.2, 2005)
(O Turno Da Noite, Os Filhos De Setimo Vol.1, 2006)
(O Turno Da Noite, Revelações Vol.2 2006)
(O Turno Da Noite, O Livro de Jó Vol.3, 2007)
(Vampiros do Rio Douro Vol. 1, 2007)
(Vampiros do Rio Douro Vol. 2, 2007)
(O Clube dos Imortais, 2006)
(Diário da Sibila Rubra, 2008)
( Lázarus,2010)
(Vampire Academy - O beijo das sombras)
(Frostbite - Aura Negra)
(Shadow Kissed - Tocada pelas sombras)
(Blood Promise - Promessa de sangue)
(Spirit Bound - Sem nome definido no Brasil)
(Last Sacrifice - Sem nome definido no Brasil)
(Morto até o anoitecer ,Ediouro, 2009)
(Vampiros em Dallas, Arx, 2009)
(Club dead ,2003)
(Dead to the world ,2004)
(Dead as a doornail ,2005)
(Definitely dead ,2006)
(All together dead ,2007)
(From dead to worse ,2008)
(Dead and gone ,2009)
(Dead in the family , 2010)
(A Gangue dos Vampiros, 2010)
(The Vampire Diaries - The Awaking, 1991)
(The Vampire Diaries - The Struggle, 1991)
(The Vampire Diaries - The Fury, 1991)
(The Vampire Diaries - Dark Reunion, 1992)
(The Vampire Diaries - The Return: Nightfall, 2009)
(The Vampire Diaries - The Return: Shadow Souls, 2010)
(The Vampire Diaries - The Return: Midnight - ainda não publicado)
(The Vampire Diaries - The Hunters: Phantom - ainda não publicado)
(The Vampire Diaries - The Hunters: Moonsong - ainda não publicado)
(The Vampire Diaries - The Hunters: Eternity - ainda não publicado)
(Night World - Secret Vampire, Daughters of Darkness, Spellbinder, Dark Angel, The Chosen, Soulmate, Huntress, Black Dawn, Witchlight - 1996, 1998, 2008)

Na televisão

A Rede Globo, no Brasil, já exibiu duas telenovelas abordando o tema. A primeira foi Vamp, de 1991, e a segunda foi O Beijo do Vampiro de 2002.
  • A série Moonlight (2007-2008), tem o enredo girado em torno de vampiros. O protagonista é Mick St. John (Alex O’Loughlin), um detetive particular ao estilo noir, que descreve seus pensamentos enquanto se envolve em casos exóticos. Ele se tornou vampiro há mais de meio século, em 1952, quando foi mordido pela vampira Coraline (Shannyn Sossamon). Ela era sua noiva e o transformou no dia do casamento. Mick a abandonou com raiva e repulsa, mas nunca se viu livre dela, que ainda o ama.
Muito da mitologia dos vampiros é deixado de lado: eles podem andar sob a luz do Sol, embora não por muito tempo, não morrem com estacas (só ficam paralisados) ou água benta e são neutros quanto ao alho. Já no piloto da série, Mick encontra uma pessoa do passado, Beth Turner (Sophia Myles), uma jornalista que ele salvou da sua esposa maligna há vinte e dois anos e pela qual se apaixona. O elenco principal se completa com o mentor de Mick, Josef (Jason Dohring), um vampiro sarcástico e centenário.
A série foi cancelada após 16 episódios - com apenas uma temporada.
  • Angel - A Série
Angel, assim como Buffy, é uma série riquíssima em substância. Foi concebida como uma metáfora para redenção e consciência moral, pois o vampiro Angel, depois de ter sua alma restaurada por uma maldição cigana (quando um membro foi assassinado por ele), passou a viver na angústia de seus horrendos atos do passado, buscando todo meio de se redimir, ajudando os indefesos. Primeiro, ele foi á Sunnydale ajudar Buffy Summers em sua caçada (na série Buffy), mas eles se apaixonaram, e ao encontrar a felicidade completa nos braços dela, Angel perdeu a alma novamente (como parte da maldição). Voltou a ser o vampiro inescrupuloso chamado Angelus, enfrentando Buffy até a morte. Porém, Angel conseguiu sua alma de volta, e apesar de quererem tentar, tanto ele quanto Buffy sabiam que o relacionamento nunca daria certo. Angel então deixa Buffy e parte para Los Angeles, em sua própria caçada contra o mal. Começa então a série Angel.
  • Caminhos do Coração/ Os Mutantes - Caminhos do Coração/ Mutantes - Promessas de Amor
Recentemente a Rede Record transmitiu a terceira temporada de Caminhos do Coração, e segunda temporada de Os Mutantes - Caminhos do Coração, a novela "Mutantes - Promessas de Amor" que sucede "Os Mutantes - Caminhos do Coração" que sucedeu "Caminhos do Coração". É uma série de Tiago Santiago, a trama conta a história de seres geneticamente modificados, nascidos numa mesma clínica no Guarujá em São Paulo. Criados pela Dr. Júlia, a médica que mudou os genes dessas pessoas fazendo-as terem poderes especiais. Uma dessas invenções foi o vampiro, chamado Vladmir Pereira mas conhecido como Vlado que aterrorizou a cidade espalhando o seu vírus pela população e assim gerou mas vampiros, so que os vampiros contaminados podem ser curados pela mutante Clara, menos o Vlado por ele ter nascido assim, ou seja ele é o vampiro original.
  • True Blood-Série
True Blood (Sangue Fresco, em Portugal/True Blood,no Brasil) é uma série de TV dramática estadunidense criada por Alan Ball, baseada na série de livros Sookie Stackhouse. O programa é exibido pela HBO nos Estados Unidos e foi ao ar pela primeira vez no dia 7 de Setembro de 2008. A segunda temporada da série estreou em 14 de Junho de 2009.
True Blood fala sobre a co-existência de vampiros e humanos em "Bon Temps", uma pequena cidade fictícia localizada no Louisiana. A série é focada em Sookie Stackhouse (Anna Paquin), uma garçonete telepata que se apaixona pelo vampiro Bill Compton (Stephen Moyer).
A série é vencedora de um Globo de Ouro e dois Satellite Awards.
Vai ao ar no Brasil pela HBO, domingo às 22h horário de Brasília.
  • The Vampire Diaries
A série baseada nos livros de L.J. Smith, é exibida pela Warner Channel no Brasil, e nos Estados Unidos pelo canal CW. Trata-se de um triângulo amoroso envolvendo dois irmãos, Damon Salvatore e Stefan Salvatore, ambos vampiros, com a mortal Elena Gilbert. Os irmãos foram transformados em 1864, pela vampira Katherine, com a qual Elena possui enorme semelhança física. O seriado é baseado em um livro do mesmo nome, da autora L.J.Smith, e só possui cinco títulos traduzidos no Brasil.

No cinema

Os vampiros tem uma grande influência no cinema de vários países.
  • Blade - Trilogia
Nesta trilogia, Wesley Snipes interpreta o meio-vampiro (Dhampir) Blade, caçador de vampiros que protege a raça humana.
  • Entrevista com o Vampiro
Clássico do cinema inspirado na obra de Anne Rice, Entrevista com o vampiro conta a historia de Louis de Point du Lac, um belo jovem que é assediado por Lestat. Lestat é um vampiro, que recebeu a maldição sem ao menos saber como funcionava, e desde então todos a quem ele pretende "transformar", é dada a escolha da morte ou da vida eterna como Vampiro.
O filme passa-se durante um relato feito por Louis a um repórter, contando a historia de sua vida ao longo dos séculos. Mostra principalmente o paradoxo vivido por ele, que tendo se tornado um monstro, tenta manter seu lado "humano" soberano.
  • Os Viciosos (The Addiction, 1995)
Estudante de filosofia é arrastada para um beco por uma estranha mulher e mordida no pescoço. Aos poucos, sua necessidade por sangue começa a ser tão grande quanto à de um viciado por drogas. Alegoria que utiliza o vampirismo como metáfora para o vício, porém sem citar o termo "vampiro" em nenhum momento, discutindo o mal intrínseco à raça humana por meio da lenda.
  • Drácula 2000 (A Trilogia)
O início se dá com um grupo de ladrões high tech que prova a inexistência de sistemas de segurança invioláveis. Ao invadir a loja de antigüidades, eles esperam encontrar peças valiosas, ouro e dinheiro. Mas deparam apenas com uma velha cripta de prata e resolvem levá-la embora.
Não têm a menor idéia do que estão carregando e de que vão entrar na maior encrenca de suas existências. Ao retornar à vida, o Drácula (Gerard Butler, de Sua Majestade - Mrs. Brown) moderno passa a buscar a mulher de sua vida, aquela que foi criada para ele.
  • Rainha dos Condenados (Queen of the Damned, 2002)
Continuação do Clássico do cinema inspirado na obra de Anne Rice, Entrevista com o vampiro O vampiro Lestat reinventou a si mesmo e agora é uma grande estrela do rock contemporâneo nos Estados Unidos. Sua música acaba despertando Akasha, a rainha de todos os vampiros, cujo poder é tão grande que para combatê-la todos os vampiros da face da Terra precisarão se unir a fim de evitar sua própria extinção. Mas assim como a música de Lestat inspira Akasha, que deseja fazer dele seu rei, ela também faz com que Jesse, uma jovem fascinada pelo lado negro da vida, se apaixone por Lestat.
  • Anjos da Noite (Underworld, 2003)
O filme conta a história da guerra sangrenta e milenar entre Vampiros e Lycans (lobisomens). A história é a missão de Selene, uma vampira, descobrir porque Michael, um humano, é perseguido pelos lycans. Quando Michael é transformado em lycan, a guerra, até então apagada pela suposta morte de Lucian, o senhor dos Lycans, é novamente travada. No decorrer da história, eles se apaixonam, e infrigem as regras de suas espécies, tornando Michel o primeiro híbrido (metade vampiro, metade lycan, mais forte que ambos) da história.
  • Deixa Ela Entrar (Let The Right One In, 2008)
Oskar, um garoto introspectivo que sofre por brincadeiras de mal gosto por parte de seus colegas de escola, descobre o amor e a vingança quando conhece Eli, sua estranha vizinha. Com o tempo, Oskar ficará sabendo que Eli não é apenas uma garota comum, mas sim um vampira que torna-se sua amiga e passa a protegê-lo.
  • Daybreakers (Daybreakers, 2009)
O filme fala sobre um futuro em que uma praga transforma grande parte da população em vampiros. E quando esses seres humanos estão ameaçados de entrarem em extinção, os infectados precisam capturar todas as pessoas ou encontrar uma outra raça para substituí-las. Mas tudo muda quando um grupo secreto de vampiros descobre uma maneira de salvar os humanos da destruição.
  • Drácula de Bram Stoker (Bram Stoker's Dracula, 1992)
Conta a história do líder romeno Vlad Tepes (Drácula), que, ao defender a igreja cristã na Romênia contra o ataque dos turcos, tem sua noiva Elisabetha enganada: esta crê que seu amado morreu e então atira-se no rio chamado "Princesa". Vlad, ao retornar da guerra e constatar a morte de sua amada, e condenada ao inferno (pois se matara), renuncia e renega a Deus, à igreja e, jurando só beber sangue a partir daquele momento, sendo assim condenado à sede eterna, ou seja, ao vampirismo. Quatro séculos se passam, e ele redescobre a reencarnação de Elizabetha, em Londres, agora conhecida como Wilhelmina Murray (Mina). Jonathan Harker, noivo de Mina, parte a trabalho para a mansão do Conde Drácula, onde irá vender dez terrenos na área de Londres para este estranho Conde. Lá é feito prisioneiro, enquanto o conde se encaminha à Inglaterra para reencontrar sua amada. O resto do filme consiste em uma busca desesperada e sofrida do amante para reconquistar sua amada. É a mais fiel adaptação do livro de Brem Stoker

Os Novos Vampiros

Recentemente, vampiros adolescentes têm ocupado muitos títulos nas livrarias. Alguns fogem à tradição, outros são mais fiéis. Dentre as mais famosas séries literárias da atualidade, vale destacar:

Twilight


Publicado originalmente em 2005, tendo como autora Stephenie Meyer, conta a história de Isabella(Bella) Swan, uma humana que se muda para Forks para viver com seu pai Charlie, e lá se apaixona pelo vampiro Edward Cullen, que tem uma forte sede pelo seu sangue. Não podem queimar ao sol,mas sim brilhar neste, são imunes a água benta, cruz e alho, e só morrem tendo o corpo despedaçado e as partes queimadas. Os vampiros Não dormem nem comem como humanos. Em 2009, Meyer foi acusada de plágio pela autora L.J. Smith (autora do romance de vampiros The Vampire Diaries).

The Vampire Diaries

Lançada originalmente em 1991, tendo como autora Lisa Jane Smith, Diários do Vampiro narra a história dos vampiros Stefan e Damon Salvatore, que odeiam-se por, no passado, amarem a mesma pessoa, Katherine, uma vampira que transformou-se enquanto fugia de Klaus (um dos primeiros vampiros existentes, e, por isso, mais poderoso que os outros). No presente, vivem novamente um triângulo amoroso com a mortal Elena Gilbert. Podem sim queimar e virar pó ao sol, o que é evitado através do uso de um anel, que eles recebem de uma bruxa chamada a Emily a pedido de Katherine. Em 2009, L.J. Smith acusou a norte-americana Stephenie Meyer de plágio,[1]. Em Os Diários do Vampiro, os vampiros dormem e comem, seguindo a tradição destes imortais.

House of Night

No ano de 2007 chegou às livrarias a série House of Night. A história foi criada por P.C. Cast, com co-autoria de sua filha Kristin Cast. O primeiro livro, Marcada, introduz Zoey Redbird, uma adolescente de 16 anos, que é literalmente "Marcada" e tem que se mudar para a Morada da Noite. Com previsão de oito livros, a saga conquistou milhares de fãs.

True Blood

Charlaine Harris é autora de True Blood. Viu o sucesso chegar quando teve os direitos de adaptação de sua obra adquiridos pela HBO e viu sua série de vampiros transformada em sucesso. Cada livro de sua obra fala sobre Sookie Stackhouse, uma garçonete telepata de Louisiana, amiga de vampiros, lobisomens e diversas outras criaturas estranhas. Na trama, numa nova era de evolução científica, os vampiros conseguiram deixar de ser monstros lendários para se tornarem cidadãos comuns. Essa mudança, que aconteceu do dia para a noite, deve-se a cientistas japoneses, que inventaram um sangue sintético, fazendo com que os humanos deixassem de ser o seu prato principal.[2]

Vídeo Games

Desenvolvido pela Terminal Reality, a franquia constituída por BloodRayne e Bloodrayne 2, conta a história de Rayne, uma dhampir, meio-humana e meio-vampira, cuja mãe foi seduzida por um vampiro e mais tarde morta por ele. No primeiro jogo, que se passa na Segunda Guerra Mundial, ela luta contra um grupo místico de nazistas que quer acordar um antigo demônio chamado Beliar. No segundo jogo, Rayne descobre o paradeiro de seu pai vampiro, o Mestre dos Vampiros, Kagan, e precisa fazer a sua vingança, destruindo os servos de seu pai até chegar no próprio Kagan.
Há também um filme "Bloodrayne", dirigido por Uwe Boll, mas não é considerado canônico, pois sua história ocorre duzentos anos antes do game.
Um RPG eletrônico desenvolvido pela Troika Games e distribuído pela Activision, jogado tanto em modo de primeira pessoa quanto em terceira pessoa. Utiliza a tecnologia gráfica 'Source Engine' (Steam), a mesma utilizada em Half-Life 2. É baseado no RPG de mesa Vampiro: A Máscara, da editora White Wolf, Inc.. O jogo permite que o jogador selecione um dentre sete clãs de vampiros, com diferentes vantagens e desvantagens.
É uma série que se passa durante a idade-média, em um reino imaginário chamado Nosgoth. Com um clima sério e sombrio, começa com o jogo Legacy of Kain: Blood Omen, que conta história de um cavaleiro chamado Kain que foi transformado em vampiro, e depois recebeu a missão de restaurar o reino de Nosgoth que estava sendo corrompido.
Teve sua continuação em Legacy of Kain: Soul Reaver, Kain se tornou o soberano de Nosgoth, e você é um jovem vampiro chamado Raziel, que foi condenado a uma tortura eterna, mas ele foi salvo por um "devorador de almas", o Deus-Ancião, e então Raziel descobre que milhares de anos se passaram, e agora Nosgoth não é mais o grandioso reino dos vampiros, e sim uma paisagem lúgubre e sombria, e nesse cenário cruel,Raziel se aventurará para ter vingança.
Um dos maiores clássicos da história dos games, conta a saga do clã Belmont, que de geração em geração, transmite um chicote sagrado chamado Vampire Killer, que possui um grande poder contra as forças das trevas, sendo assim, ele será usado pelo menos uma vez a cada século para destruir o perverso Conde Drácula, que volta do inferno um vez a cada 100 anos.
Mais conhecido como Vampire Saviors, é uma série famosa de jogos de luta fabricada e lançada pela Capcom, com personagens únicos e ricos, que são robôs, lobisomens, demônios e outros seres sombrios que habitam a nossa imaginação. Um clima sombrio misturado com animações cômicas de anime e desenho animado.
Série de luta inovadora criada pela Arc System Works, cuja história tem um enredo rico que envolve alquimistas, vampiros, demônios e outras criaturas.
Franquia de jogos de luta 2D para o PS2 do grupo e empresa Type-Moon. Sua história é uma continuação do anime Tsukihime. O universo de ambas as série possui uma incrível variedades de demônios, espíritos e vampiros (sedo estes os principais da série). Alguns dos personagens principais são vampiros, demônios, magos, alquimistas, servos e ate mesmo escultores da igreja e caçadores de demônios.
É um vampiro que possui um castelo no mundo subterrâneo do jogo Champions of Norrath na plataforma Playstation 2. Ele é auxiliado por Sylea, vampira que pede ao protagonista que procure uma flor de sangue (bloodvine) e a entregue. Em troca ela abre as portas do castelo que dará acesso ao mundo de Vanarhost onde a luta será travada entre o Lord e o usuário. RPG.
Série de jogo de luta para PS1, Dreamcast e Arcade, baseado no mangá de mesmo nome, conta com um vampiro chamado Dio Brando, que ganha seus poderes após colocar uma máscara de pedra, então a família Joestar luta para impedir que ele domine o mundo e transforme todos em escravos.
Pacote de expansão para o jogo the sims 3, contém criaturas chamadas vampiros, no jogo pode-se virar um vampiro e temos items para essas criaturas.


2 Comentários:

Stefano disse...

veja este site
http://stevenbahia.multiply.com/photos

۞Carla_Witch Princess۞ disse...

Uau! Que d+++!!!
Adorei - vlw pela dica, Stefano...

:)

Postar um comentário

Saudações!
Fico muito feliz em saber a sua opinião!
Fique à vontade: opine, critique, elogie...
O Vampire Place e eu agradecemos a
sua atenção...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Galeria Carla_Witch Princess

LIVROS COM A MINHA PARTICIPAÇÃO:

Moedas para o Barqueiro - Volume III


Caminhos do Medo - Volume II


Histórias Envenenadas - Volume 2


TRATADO SECRETO DE MAGIA - VOLUME 2


Drácula eternamente - Digital Rio


Fuga Desesperada


Uma Lenda de Sedução


E-Book Gratuito: Última Parada - Sessão Terror - Clique na Imagem para baixar


E-BOOK GRATUITO: O MUNDO DE WITCHING - CLIQUE NA IMAGEM PARA BAIXAR


SOMBRIAS ESCRITURAS - ANTOLOGIA DE CONTOS SOMBRIOS - VOLUME 1


VERSOS VAMPÍRICOS


POETAS DA CONFRARIA - ANTOLOGIA


ÂMAGO: ANTOLOGIA DE POEMAS


PORTAS PARA O ALÉM - COLETÂNEA DE CONTOS DE TERROR


Palavras, versos, textos e contextos, Elos de uma corrente que nos une


Obrigada, Henrique!

Obrigada, Tétis! obrigada, amigos!

 
Vampire Place © Copyright | Template By Mundo Blogger |