O vampiro é um personagem muito comum na literatura de horror e mitologia, existindo tantas versões do seu mito quanto existem usos desse conceito. Segundo a lenda, vampiro é um ente mitológico que se alimenta de sangue humano. Podemos identificar alguns pontos na mitologia moderna em comum e são eles, o facto de ele precisar de sangue (preferencialmente humano) para sobreviver, podendo se transformar em morcego e de poder ser morto por uma estaca no coração preferencialmente de carvalho. Segundo a lenda, os vampiros podem controlar animais daninhos e noturnos, podem desaparecer numa névoa e possuem um poder de sedução muito forte. Formas de combatê-los incluiriam o uso de objetos com valor sagrado tais como hóstia consagrada, rosários, metais consagrados, alhos, água benta, etc. vampiro Histórias sobre seres com correspondência ao vampiro moderno são bastante antigas e aparecem em mitologia de muitos povos, principalmente dos da Europa e do Médio Oriente, na mitologia da Suméria e suas sucessoras na Mesopotâmia, onde surge como filho de Lilith, se confundindo com Incubus.
Ocultismo
O vampirismo é também uma vertente obscura e misteriosa dos estudos ocultistas, baseado em espiritualidade predatória. Os conceitos de vampirismo sob esta análise distinguem-se do vampirismo observado na ficção bem como os conceitos espalhados pela sua mitologia.Na Literatura
Voltaire chegou a escrever uma longa entrada sobre vampiros no seu Dicionário Filosófico. Dessa obra faz parte a seguinte definição de vampiro: "Estes vampiros eram corpos que saem das suas campas de noite para sugar o sangue dos vivos, nos seus pescoços ou estômagos, regressando depois aos seus cemitérios. " [carece de fontes]Rousseau escreveu também em uma carta ao Arcebispo de Paris: ‘Se alguma vez existiu no mundo uma história provada e digna de crédito, é a dos Vampiros. (…) Não falta nada: autos, certificados de homens notáveis, de cirurgiões, clérigos e juízes. A prova jurídica abarca tudo. Com tudo isto, quem acredita, pois, nos Vampiros?’. [carece de fontes]Karl Marx compara o capitalista com o vampiro: "o capital é trabalho morto que, como um vampiro, vive somente de sugar o trabalho vivo e, quanto mais vive, mais trabalho suga (…) o prolongamento do dia de trabalho além dos limites do dia natural, pela noite, serve apenas como paliativo. Mal sacia a sede do vampiro por trabalho vivo (…) o contrato pelo qual o trabalhador vendeu ao capitalista sua força de trabalho prova preto no branco, por assim dizer, de que dispôs livremente de si mesmo. Concluído o negócio, descobre-se que ele não era um 'agente livre', que o momento no qual vendeu sua força de trabalho foi o momento no qual foi forçado a vendê-la, que de fato o vampiro não largará a presa 'enquanto houver um músculo, um nervo, uma gota de sangue a ser explorada' (citação de um texto de 1845 de Friedrich Engels)."Os vampiros mais famosos no campo da literatura e das Artes são Drácula de Bram Stoker,Lestat de Lioncourt de Anne Rice e o filme Nosferatu, de Phanton der Natch. A partir de 2000 houve uma nova explosão da literatura vampira, e suas consequentes adaptações para o cinema e tv, como por exemplo, a série The Vampire Diaries, da autora Lisa Jane Smith, onde os irmão protagonistas são interpretados por Ian Somerhalder e Paul Wesley, e os Cullens e os Volturis da Saga Crepúsculo, onde o principal se chama Edward Cullen interpretado por Robert Pattinson. Mídias diversas
No Brasil, os mais famosos são Zé Vampir (de Mauricio de Sousa), Bento Carneiro o vampiro brasileiro (personificado por Chico Anysio), o Conde Vlad, personagem da novela Vamp interpretado pelo cômico ator Ney Latorraca, Natasha, a vampira roqueira vivida por Cláudia Ohana, a Liz Vamp filha do Zé do Caixão com uma Vampira cigana inglesa chamada de Elizabeth Hart (Segundo a Liz, o pai não gosta de Vampiros, mas o convenceu a deixar que ela fosse vampira, criando a história que o Zé do Caixão havia tido uma filha com uma vampira) e o Bóris Vladescu o vampiro da época medieval (personificado por Tarcísio Meira).
Em 2000, o escritor brasileiro André Vianco ganhou visibilidade através de seus livros baseados em histórias de vampiros, como Os Sete, Sétimo, O Vampiro Rei, e outros. Os Livros, todos ambientados no Brasil começam a trama tratando dos Vampiros do rio d'ouro, vampiros medievais portugueses acordados de seu sono vampírico em nossos dias e vai até um futuro "pós-apocalipse vampiro", ganharam um público considerável.
Em 2010, mais uma lançamento brasileiro agitou o mercado de livros de vampiros nacionais. Trata-se de Lázarus, de Georgette Silen. A história faz um paralelo entre os mitos clássicos dos vampiros e os modernos, misturando Brasil e Inglaterra nesse percurso narrativo e trabalhando com a temática inovadora sobre uma possível "cura" para o vampirismo, com romance, humor, drama, tecnologia e muito sangue. O livro tem ganhado seguidores fiéis e continuações para a trama.
Os vampiros também aparecem na trama da série “Os Instrumentos Mortais”, onde são chamados, junto com outras criaturas, de Downworlders. Eles são, em geral, inimigos dos Caçadores de Sombras (Shadowhunters), que lutam contra o mal para manter o equilíbrio deste mundo e do outro.
Autores
Algumas das obras mais significativas acerca do universo vampírico são as seguintes:- Samuel Taylor Coleridge (Christabel, 1797/1800)
- Lord Byron (The Giaour, 1813)
- John Polidori (The Vampyre, 1819) É geralmente considerado o progenitor da literatura com vampiros. O conto foi escrito em Genebra, por ocasião de uma competição de contos de terror sugerida por Lord Byron.O livro de Polidori teve uma enorme influência em Bram Stoker.
- E.T.A. Hoffmann (Aurelia, 1820)
- Nikolai Gogol (Viy, 1836)
- Théophile Gautier (La Morte amoureuse, 1843)
- Alexei Tolstoy (The Family of the Vourdalak, 1843)
- Alexandre Dumas (The Pale-faced Lady, 1848)
- Richard Burton (Vikram and the Vampire, 1870)
- Sheridan Le Fanu (Carmilla, 1872)
- Fergus Hume (A Creature of the Night, 1891)
- H. G. Wells (The Flowering of the Strange Orchild, 1894)
- Mary Elizabeth Braddon (Good Lady Ducayne, 1896)
- Bram Stoker (Drácula, 1897)
- Algernon Blackwood (The Transfer, 1907)
- Sir Arthur Conan Doyle (The Adventure of the Sussex Vampire, 1924)
- Edith Wharton (Bewitched, 1927)
- Robert E. Howard (The Moon of Skulls, 1930)
- Stephen King (A Hora do Vampiro, 1975)
- Chelsea Quinn Yarbro (The Saint-Germain Chronicles, 1978)
- Michael Romkey (Série I, vampire, 1990)
- Ellen Schreiber (Vampire Kisses, 2003)
- Nayla de Souza (Jason Carter, 2005/2009 - Fragmentos de seu diário em sincronismo com a história, relata a descoberta do primeiro amor de um vampiro.)
- Luis Marques (Asetian Bible, 2007, Editora Aset Ka)
- Clara Tahoces (Gótica, 2007)
- Meg Cabot (Um dos contos do livro Formaturas Infernais, chamado A filha da exterminadora, 2007)
(O vampiro Lestat,1985)
(A Rainha dos Condenados,1988)
(A História do Ladrão de Corpos ,1992)
(Memnoch ,1995)
(O Vampiro Armand ,1998)
(Merrick ,2000)
(Sangue e Ouro ,2001)
(A Fazenda Blackwood,2002)
(Cântico de Sangue ,2003)
(Os Sete, 2000)
(O Senhor da Chuva, 2001)
(Sétimo, 2002)
(Bento, 2003)
(O Vampiro - Rei Vol.1, 2004)
(O Vampiro - Rei Vol.2, 2005)
(O Turno Da Noite, Os Filhos De Setimo Vol.1, 2006)
(O Turno Da Noite, Revelações Vol.2 2006)
(O Turno Da Noite, O Livro de Jó Vol.3, 2007)
(Vampiros do Rio Douro Vol. 1, 2007)
(Vampiros do Rio Douro Vol. 2, 2007)
(O Clube dos Imortais, 2006)
(Diário da Sibila Rubra, 2008)
( Lázarus,2010)
(Vampire Academy - O beijo das sombras)
(Frostbite - Aura Negra)
(Shadow Kissed - Tocada pelas sombras)
(Blood Promise - Promessa de sangue)
(Spirit Bound - Sem nome definido no Brasil)
(Last Sacrifice - Sem nome definido no Brasil)
- Charlaine Harris (série que originou o seriado True Blood)
(Vampiros em Dallas, Arx, 2009)
(Club dead ,2003)
(Dead to the world ,2004)
(Dead as a doornail ,2005)
(Definitely dead ,2006)
(All together dead ,2007)
(From dead to worse ,2008)
(Dead and gone ,2009)
(Dead in the family , 2010)
- Adriano Messias (série Sociedade do Claro Enigma)
(The Vampire Diaries - The Awaking, 1991)
(The Vampire Diaries - The Struggle, 1991)
(The Vampire Diaries - The Fury, 1991)
(The Vampire Diaries - Dark Reunion, 1992)
(The Vampire Diaries - The Return: Nightfall, 2009)
(The Vampire Diaries - The Return: Shadow Souls, 2010)
(The Vampire Diaries - The Return: Midnight - ainda não publicado)
(The Vampire Diaries - The Hunters: Phantom - ainda não publicado)
(The Vampire Diaries - The Hunters: Moonsong - ainda não publicado)
(The Vampire Diaries - The Hunters: Eternity - ainda não publicado)
(Night World - Secret Vampire, Daughters of Darkness, Spellbinder, Dark Angel, The Chosen, Soulmate, Huntress, Black Dawn, Witchlight - 1996, 1998, 2008)
Na televisão
A Rede Globo, no Brasil, já exibiu duas telenovelas abordando o tema. A primeira foi Vamp, de 1991, e a segunda foi O Beijo do Vampiro de 2002.- A série Moonlight (2007-2008), tem o enredo girado em torno de vampiros. O protagonista é Mick St. John (Alex O’Loughlin), um detetive particular ao estilo noir, que descreve seus pensamentos enquanto se envolve em casos exóticos. Ele se tornou vampiro há mais de meio século, em 1952, quando foi mordido pela vampira Coraline (Shannyn Sossamon). Ela era sua noiva e o transformou no dia do casamento. Mick a abandonou com raiva e repulsa, mas nunca se viu livre dela, que ainda o ama.
A série foi cancelada após 16 episódios - com apenas uma temporada.
- Angel - A Série
- Caminhos do Coração/ Os Mutantes - Caminhos do Coração/ Mutantes - Promessas de Amor
- True Blood-Série
True Blood fala sobre a co-existência de vampiros e humanos em "Bon Temps", uma pequena cidade fictícia localizada no Louisiana. A série é focada em Sookie Stackhouse (Anna Paquin), uma garçonete telepata que se apaixona pelo vampiro Bill Compton (Stephen Moyer).
A série é vencedora de um Globo de Ouro e dois Satellite Awards.
Vai ao ar no Brasil pela HBO, domingo às 22h horário de Brasília.
- The Vampire Diaries
No cinema
Os vampiros tem uma grande influência no cinema de vários países.- Blade - Trilogia
- Entrevista com o Vampiro
O filme passa-se durante um relato feito por Louis a um repórter, contando a historia de sua vida ao longo dos séculos. Mostra principalmente o paradoxo vivido por ele, que tendo se tornado um monstro, tenta manter seu lado "humano" soberano.
- Os Viciosos (The Addiction, 1995)
- Drácula 2000 (A Trilogia)
Não têm a menor idéia do que estão carregando e de que vão entrar na maior encrenca de suas existências. Ao retornar à vida, o Drácula (Gerard Butler, de Sua Majestade - Mrs. Brown) moderno passa a buscar a mulher de sua vida, aquela que foi criada para ele.
- Rainha dos Condenados (Queen of the Damned, 2002)
- Anjos da Noite (Underworld, 2003)
- Deixa Ela Entrar (Let The Right One In, 2008)
- Daybreakers (Daybreakers, 2009)
- Drácula de Bram Stoker (Bram Stoker's Dracula, 1992)
Os Novos Vampiros
Recentemente, vampiros adolescentes têm ocupado muitos títulos nas livrarias. Alguns fogem à tradição, outros são mais fiéis. Dentre as mais famosas séries literárias da atualidade, vale destacar:Twilight
Publicado originalmente em 2005, tendo como autora Stephenie Meyer, conta a história de Isabella(Bella) Swan, uma humana que se muda para Forks para viver com seu pai Charlie, e lá se apaixona pelo vampiro Edward Cullen, que tem uma forte sede pelo seu sangue. Não podem queimar ao sol,mas sim brilhar neste, são imunes a água benta, cruz e alho, e só morrem tendo o corpo despedaçado e as partes queimadas. Os vampiros Não dormem nem comem como humanos. Em 2009, Meyer foi acusada de plágio pela autora L.J. Smith (autora do romance de vampiros The Vampire Diaries).
The Vampire Diaries
Lançada originalmente em 1991, tendo como autora Lisa Jane Smith, Diários do Vampiro narra a história dos vampiros Stefan e Damon Salvatore, que odeiam-se por, no passado, amarem a mesma pessoa, Katherine, uma vampira que transformou-se enquanto fugia de Klaus (um dos primeiros vampiros existentes, e, por isso, mais poderoso que os outros). No presente, vivem novamente um triângulo amoroso com a mortal Elena Gilbert. Podem sim queimar e virar pó ao sol, o que é evitado através do uso de um anel, que eles recebem de uma bruxa chamada a Emily a pedido de Katherine. Em 2009, L.J. Smith acusou a norte-americana Stephenie Meyer de plágio,[1]. Em Os Diários do Vampiro, os vampiros dormem e comem, seguindo a tradição destes imortais.House of Night
True Blood
Vídeo Games
Desenvolvido pela Terminal Reality, a franquia constituída por BloodRayne e Bloodrayne 2, conta a história de Rayne, uma dhampir, meio-humana e meio-vampira, cuja mãe foi seduzida por um vampiro e mais tarde morta por ele. No primeiro jogo, que se passa na Segunda Guerra Mundial, ela luta contra um grupo místico de nazistas que quer acordar um antigo demônio chamado Beliar. No segundo jogo, Rayne descobre o paradeiro de seu pai vampiro, o Mestre dos Vampiros, Kagan, e precisa fazer a sua vingança, destruindo os servos de seu pai até chegar no próprio Kagan.Há também um filme "Bloodrayne", dirigido por Uwe Boll, mas não é considerado canônico, pois sua história ocorre duzentos anos antes do game.
Um RPG eletrônico desenvolvido pela Troika Games e distribuído pela Activision, jogado tanto em modo de primeira pessoa quanto em terceira pessoa. Utiliza a tecnologia gráfica 'Source Engine' (Steam), a mesma utilizada em Half-Life 2. É baseado no RPG de mesa Vampiro: A Máscara, da editora White Wolf, Inc.. O jogo permite que o jogador selecione um dentre sete clãs de vampiros, com diferentes vantagens e desvantagens.
É uma série que se passa durante a idade-média, em um reino imaginário chamado Nosgoth. Com um clima sério e sombrio, começa com o jogo Legacy of Kain: Blood Omen, que conta história de um cavaleiro chamado Kain que foi transformado em vampiro, e depois recebeu a missão de restaurar o reino de Nosgoth que estava sendo corrompido.
Teve sua continuação em Legacy of Kain: Soul Reaver, Kain se tornou o soberano de Nosgoth, e você é um jovem vampiro chamado Raziel, que foi condenado a uma tortura eterna, mas ele foi salvo por um "devorador de almas", o Deus-Ancião, e então Raziel descobre que milhares de anos se passaram, e agora Nosgoth não é mais o grandioso reino dos vampiros, e sim uma paisagem lúgubre e sombria, e nesse cenário cruel,Raziel se aventurará para ter vingança.
Um dos maiores clássicos da história dos games, conta a saga do clã Belmont, que de geração em geração, transmite um chicote sagrado chamado Vampire Killer, que possui um grande poder contra as forças das trevas, sendo assim, ele será usado pelo menos uma vez a cada século para destruir o perverso Conde Drácula, que volta do inferno um vez a cada 100 anos.
Mais conhecido como Vampire Saviors, é uma série famosa de jogos de luta fabricada e lançada pela Capcom, com personagens únicos e ricos, que são robôs, lobisomens, demônios e outros seres sombrios que habitam a nossa imaginação. Um clima sombrio misturado com animações cômicas de anime e desenho animado.
Série de luta inovadora criada pela Arc System Works, cuja história tem um enredo rico que envolve alquimistas, vampiros, demônios e outras criaturas.
Franquia de jogos de luta 2D para o PS2 do grupo e empresa Type-Moon. Sua história é uma continuação do anime Tsukihime. O universo de ambas as série possui uma incrível variedades de demônios, espíritos e vampiros (sedo estes os principais da série). Alguns dos personagens principais são vampiros, demônios, magos, alquimistas, servos e ate mesmo escultores da igreja e caçadores de demônios.
É um vampiro que possui um castelo no mundo subterrâneo do jogo Champions of Norrath na plataforma Playstation 2. Ele é auxiliado por Sylea, vampira que pede ao protagonista que procure uma flor de sangue (bloodvine) e a entregue. Em troca ela abre as portas do castelo que dará acesso ao mundo de Vanarhost onde a luta será travada entre o Lord e o usuário. RPG.
Série de jogo de luta para PS1, Dreamcast e Arcade, baseado no mangá de mesmo nome, conta com um vampiro chamado Dio Brando, que ganha seus poderes após colocar uma máscara de pedra, então a família Joestar luta para impedir que ele domine o mundo e transforme todos em escravos.
Pacote de expansão para o jogo the sims 3, contém criaturas chamadas vampiros, no jogo pode-se virar um vampiro e temos items para essas criaturas.
2 Comentários:
veja este site
http://stevenbahia.multiply.com/photos
Uau! Que d+++!!!
Adorei - vlw pela dica, Stefano...
:)
Postar um comentário
Saudações!
Fico muito feliz em saber a sua opinião!
Fique à vontade: opine, critique, elogie...
O Vampire Place e eu agradecemos a
sua atenção...