Seguidores

Transilvânia

A Transilvânia (em romeno Transilvania ou Ardeal, em húngaro Erdély, em alemão Siebenbürgen) é uma região histórica da Europa Central que constitui a zona centro-ocidental da Roménia. A sua capital é a cidade de Cluj-Napoca. A região é mundialmente conhecida graças a Vlad Ţepeş, o Drácula, nascido na localidade de Sighişoara e príncipe (voivoda) da Valáquia durante a Idade Média. Consequentemente, a região é a "Meca dos vampiros". 

História

Região histórica da moderna Romênia, situada no interior do arco formado pelos Cárpatos. Formou o núcleo da Dácia romana após 106 d.C. e, depois da evacuação romana, em 270, sua história não apresenta registros, até a região ser conquistada pelos húngaros, em 900. Em 1003, foi incorporada ao Estado húngaro, mas manteve sua autonomia, garantida pela 'união fraterna' (1437) das 'três nações' (os nobres descendentes dos colonos sícula ou székely, saxões e magiares). Em 1241 a região viria a ser arruinada por uma invasão mongol, liderada por Kadan, Guyuk e Subotai. Algumas cidades como Braşov, Timişoara, Bistriţa e Oradea foram destruídas pelos invasores. A região viria a sofrer um novo ataque mongol em 1285.
A independência foi assegurada em 1566, quando a Transilvânia tornou-se um principado sujeito à soberania otomana.
O século XVII foi a sua 'idade do ouro', por ser reconhecida como potência internacional. Em 1699, os otomanos reconheceram o domínio austríaco Habsburgo na Transilvânia. Durante o século XVIII, os Habsburgo privaram as três nações de muitos de seus direitos e liberdades, e o número de romenos na região cresceu até alcançar mais da metade da população total. Não foram reconhecidos politicamente como uma 'quarta nação' e sofreram discriminação religiosa por parte dos cristãos ortodoxos gregos.
Sob domínio austríaco, na primeira metade do século XIX, a Transilvânia tornou-se parte integral da Hungria, com a criação do Império Austro-Húngaro (1867).
Em 1918, os romenos da Transilvânia proclamaram sua adesão à Romênia, confirmada pelo Tratado de Trianon (1920). A Hungria anexou cerca de dois quintos do território durante a Segunda Guerra Mundial, mas foi obrigada a devolvê-los em 1947. A redistribuição das terras e a política forçada de assimilação cultural envolvendo romenos e húngaros continuou sendo causa de atrito entre os dois países. Houve conflitos étnicos em Bucareste (1990) e a União Democrática Húngara da Romênia foi criada, vencendo as eleições realizadas em 1992. Essa região ficou popular porque reza a lenda que no local residia o Conde Dracula.

Divisões históricas e administrativas

A Transilvânia é historicamente dividida em quatro regiões:

Administrativamente, o território hoje conhecido como Transilvânia consiste numa região constituída por dezesseis condados (em romeno: judeţe) que cobrem cerca de 103.600 km² no centro-oeste da Romênia. Os dezesseis condados são Alba, Arad, Bihor, Bistriţa-Năsăud, Braşov, Caraş-Severin, Cluj, Covasna, Harghita, Hunedoara, Maramureş, Mureş, Sălaj, Satu Mare, Sibiu e Timiş.
As cidade mais importantes são Cluj-Napoca (318.027 habitantes), Timişoara (317.651), Braşov (283.901), Oradea (206.527), Arad (172.824), Sibiu (155.045), Târgu Mureş (149.577), Baia Mare (137.976) e Satu Mare (115.630).
Turismo: Por causa das lendas sobre vampiros e Conde Drácula existe muita visitação anual na região para fãs da temática. A região inspira vários diretores e roteiristas que sempre estão a criar e adaptar novas histórias para um público cada vez mais crescente. Cogita-se que o Turismo do Conde Drácula é que sustenta basicamente a região.


4 Comentários:

Lily disse...

Oie Carla :)
Amo a Transilvania e espero que um dia eu de umas voltas por lá...
Beijos e otimo fim de semana :)

۞Carla_Witch Princess۞ disse...

Olá, Lily!

Quanta alegria em vê-la por aqui, amiga!

Tb é um sonho meu... Quem sabe, algum dia, neh? Já pensou: conhecer o berço do Drácula? +D kkkkkk...

:D

Bjinhossssssss

Tétis disse...

Amiga Carla

Aqui está mais uma para vos acompanhar numa viagem à Transilvânia!...

Combinem, marcam a data e, se possível, com alojamento no castelo do Conde Drácula!...

Beijinhos

۞Carla_Witch Princess۞ disse...

kkkkkkkkk...

Boa idéia, Tétis! :D

Adorei!

Vc é mesmo d+++!!!!!!

Bjinhosssssssss

Postar um comentário

Saudações!
Fico muito feliz em saber a sua opinião!
Fique à vontade: opine, critique, elogie...
O Vampire Place e eu agradecemos a
sua atenção...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Galeria Carla_Witch Princess

LIVROS COM A MINHA PARTICIPAÇÃO:

Moedas para o Barqueiro - Volume III


Caminhos do Medo - Volume II


Histórias Envenenadas - Volume 2


TRATADO SECRETO DE MAGIA - VOLUME 2


Drácula eternamente - Digital Rio


Fuga Desesperada


Uma Lenda de Sedução


E-Book Gratuito: Última Parada - Sessão Terror - Clique na Imagem para baixar


E-BOOK GRATUITO: O MUNDO DE WITCHING - CLIQUE NA IMAGEM PARA BAIXAR


SOMBRIAS ESCRITURAS - ANTOLOGIA DE CONTOS SOMBRIOS - VOLUME 1


VERSOS VAMPÍRICOS


POETAS DA CONFRARIA - ANTOLOGIA


ÂMAGO: ANTOLOGIA DE POEMAS


PORTAS PARA O ALÉM - COLETÂNEA DE CONTOS DE TERROR


Palavras, versos, textos e contextos, Elos de uma corrente que nos une


Obrigada, Henrique!

Obrigada, Tétis! obrigada, amigos!

 
Vampire Place © Copyright | Template By Mundo Blogger |